Coletivo artesanal em prol do artesanato brasileiro
Consultoria Cooperativa Cursos e oficinasColetivo artesanal que atua no Estado de São Paulo e Capital desde 2015, visando a formulação de Políticas Pública em prol do artesanato paulista e brasileiro, a comercialização e a valorização do artesanato.
Atualmente é composta por mais de 180 empreendimentos cadastrados, sendo que grande parte se encontra na cidade de São Paulo e trabalha com as mais diversas técnicas. Os filiados também estão presentes nas regiões de Campinas, Litoral Sul, São Carlos, Sorocaba, Birigui, Vale do Paraíba e Litoral Norte. As principais técnicas e tipologias dominadas pelos participantes são: bordado, pintura em madeira, bonecaria, cerâmica, aplicações, marcenaria, pintura em vidro, crochê, dentre outras.
Tem como missão a disseminação dos princípios da Economia Solidária, o fortalecimento de empreendimentos filiados, a capacitação técnica - seja através da gestão como da melhoria de produtos. Considera fundamental disseminar o empreendedorismo, a geração de renda, capacitação na gestão do negócio e na produção para que o artesanato paulista e paulistano tenha o seu valor reconhecido. Além disso, a Rede almeja ser proponente de comercialização de peças artesanais de forma coletiva e inovadora. Além de propor melhores condições para o trabalhador do artesanato e a valorização dos trabalhos desenvolvidos, desenvolve projetos com possibilidades de atuação comercial que não tenham como objetivo somente o consumidor final.
A Rede Articulando hoje conta com o apoio do Design Possível e da UNISOL BRASIL e possui bom diálogo com instituições, empresas e grupos que se preocupam em promover o artesanato paulista, como: Associação Brasileira da Indústria Hoteleira,, SUTACO, Pq Chácara do Jockey, Incubadora Pública de Empreendimentos Econômicos Solidários, Craft Design, Cinemateca Brasileira, Instituto Center Norte, dentre outros.
Para visualizar o contato dessa e de outras 400 empresas, assine o Modaly e tenha acesso à: