A Yugen começou a ser pensada em julho de 2015, através de um estudo desenvolvido por uma das sócias sobre o papel da moda no processo de construção da identidade, com o recorte da identidade de gênero.
O nome dado à marca é um conceito da estética japonesa que vêm ao encontro de algumas ideias atuais sobre questões de corpo, gênero e identidade. São conceitos profundos, não fixos e não lineares, em evolutiva construção e aprimoramento, assim como o próprio significado da palavra Yugen. Este termo traduz um inexplicável e profundo sentimento abstrato. Aquilo que não pode ser expresso por palavras. Que está em constante mutação.
A partir desse estudo, notou-se a necessidade de uma marca que não diferenciasse a estética de suas peças por gênero, mas que ainda sim respeitasse a diferença anatômica dos corpos. Portanto, os nossos produtos apenas se distinguem pelas modelagens que são adaptadas às específicas medidas do corpo feminino e do corpo masculino. Hoje, somos um projeto composto por três sócias que busca estimular a cena da indústria criativa porto-alegrense e escolhemos iniciá-lo no formato de indumentária. Para isso, nos apoiamos em três pilares: corpo, identidade e roupa.
O corpo como meio. A nossa única propriedade, ninguém pode habitá-lo, exceto nós mesmos. É a tela que manifesta o que somos a nível físico e mental. Compreende tudo aquilo que é visível e invisível socialmente.
A identidade em construção. Está em constante transformação, é o que trazemos de nossas vivências, nossa bagagem cultural. Uma soma não concluída de referências e influências de cada ser.
E a roupa para manifesto. É o primeiro contato entre corpo e mundo. Sua capacidade de expressão atua e comunica, transmitindo mensagens, representando ideais, sentimentos e ambições. Manifesta o íntimo, o conteúdo do corpo, e externaliza a identidade.
Na parte mais prática da Yugen trabalhamos com duas linhas de coleção, a Base e uma coleção vigente. A Base oferece peças básicas e de cor sólida. A ideia é que seja um eixo constante, de produção contínua, que complemente a coleção atual.
A outra, por enquanto a nossa primeira coleção, intitulada Uterus I, narra o início do processo de formação de um organismo. A fase mais frágil, porém, que exige maior energia para evoluir. Esta narrativa está intimamente ligada ao processo de construção da marca em si e da simbiose das três mentes criativas por trás dela. Buscamos, com isso, o contraste fragilidade e proteção, o material orgânico (corpo) envolvido pelo material sintético (tecido). A temática não se esgota em apenas este ato, por isso, seguiremos com ela em mais duas etapas, Uterus II e Uterus III, dando continuidade a evolução desse organismo que cresce em consonância ao amadurecimento da marca.
Além dos três pilares que estruturam o conceito da Yugen, também existem outros que são fundamentais estarmos engajadas, ainda mais por sermos uma empresa jovem. Um deles é em relação à sustentabilidade. Dentre as três faces ambiental, social e econômica, acreditamos que nossa principal atuação é no âmbito social. Temos como objetivo empoderar, profissionalizar e fortalecer a cadeia produtiva, assim como promover a aproximação do público com os processos envolvidos no ciclo dos produtos. Isso vem sendo realizado a partir da criação de uma rede de profissionais microempreendedores, estimulados a gerar renda, gerenciar seu próprio negócio e formalizar suas atividades. Também possuímos uma grande preocupação com minorias e a necessidade de gerar maior visibilidade à suas causas. Uma delas é a discussão sobre gênero, que trazemos para estimular reflexões sobre o tema e facilitar a troca de conhecimentos, quebrando preconceitos. Estamos, ainda, intimamente ligadas ao feminismo, comunidade LGBTQI, questões étnico-raciais e proteção animal.
Incluímos como nosso dever minimizar máximo que pudermos os danos ao meio ambiente. Por isso, na esfera ambiental, sem abrir mão da estética, temos a preocupação de que pelo menos algumas de nossas matérias-primas tenham características sustentáveis como, por exemplo, o algodão orgânico da cooperativa Justa Trama. Em outros produtos, tecidos excedentes de outras empresas. E o tingimento utilizado, apesar de ser industrial, visa utilizar uma quantidade mínima de água e tratá-la de forma adequada para o retorno ao meio-ambiente. Buscamos sempre impulsionar a economia local utilizando matérias-primas nacionais na maior parte dos produtos.
Para finalizar, temos um objetivo no qual realmente nos move a estar iniciando essa ferramenta de comunicação, a propagação e o compartilhamento de conhecimento. Acreditamos que uma das formas para sermos realmente livres é estarmos abertos a essa troca e, principalmente, dispostos a promover a cultura de forma horizontal. Afinal, todos nós somos um potencial agente de mudança!
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